Saúde bucal nas estradas brasileiras

Há mais de uma década, o "Projeto Sorrindo com a Ford" percorre as estradas levando atendimento bucal aos caminhoneiros e às populações carentes do país.

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Maio de 2015 Edição do Mês

Por Vanessa Navarro


Há mais de uma década, o "Projeto Sorrindo com a Ford" percorre as estradas do Brasil levando atendimento bucal aos caminhoneiros, às crianças e às populações carentes do país. A entrevista com o idealizador do projeto, Dr. Cássio de Melo, apresenta o funcionamento da ação social.


 


 
Por: Vanessa Navarro

 

Odonto Magazine - Qual é a missão principal do "Projeto Sor­rindo com a Ford"?
Dr. Cássio de Melo - O "Sorrindo com a Ford" iniciou suas ati­vidades em 10 de abril de 2000 em Cambé (PR), com o objeti­vo social de levar a informação e a educação em saúde bucal, além do tratamento odontológico gratuito aos caminhoneiros e às comunidades carentes de todo o Brasil. No Odontomóvel Ford são realizados todos os procedimentos em Odontologia, desde a consulta até cirurgia oral menor.

Odonto Magazine - Existem dados estatísticos que apontam o número de atendimentos e quais foram os principais procedimen­tos realizados desde a criação do "Projeto Sorrindo com a Ford"?
Dr. Cássio de Melo - Até o momento, nossos números são esses:
» 408.176 km percorridos.
» 267 municípios.
» 22 estados brasileiros.
» 39.916 caminhoneiros.
» 11.127 pessoas de comunidades.
» Ações e palestras em 162 escolas para 82.337 crianças.
» Kits de higiene bucal e folders distribuídos: 133.380.
» Procedimentos realizados: 147.062 (consultas, profilaxias, raspagem, restaurações, cirurgias e emergências).
Lembrando que não estão computadas as outras ações nas escolas.

Odonto Magazine - Como é realizada a divisão de atendimento entre caminhoneiros brasileiros e outras pessoas das comuni­dades visitadas?
Dr. Cássio de Melo - Quando estamos realizando as ações em pos­tos de abastecimento pelo Brasil, a preferência do atendimento é dirigida ao caminhoneiro, uma vez que estes profissionais, na sua grande maioria, não encontram tempo para visitar um dentista em sua estada em casa. Isso não impede de atendermos a comunida­de local, visto que as rodovias normalmente são margeadas por uma população distante de qualquer serviço de atenção à saúde.

Odonto Magazine - A Ford lançou recentemente o veículo mo­delo 2011. Qual é a diferença do modelo em termos de estrutura e atendimento?
Dr. Cássio de Melo - Neste veículo incorporamos uma área para a realização da escovação antes do indivíduo passar pela consulta. A pessoa responde a um questionário sobre seus atos de higiene, ganha uma escova de dente, faz a higienização e depois vai para o consultório. A área é composta por quatro pias com torneiras e um espelho.

Odonto Magazine - Além dos atendimentos odontológicos, existem outras ações promovidas pelo projeto e direcionadas à saúde bucal da população?
Dr. Cássio de Melo - Existem. A principal delas é a realização de palestras e exibição de vídeos educativos sobre os principais te­mas em Odontologia. Abordamos principalmente a educação quanto aos corretos hábitos da higienização, que é o fator primor­dial para evitar as principais doenças em Odontologia. Essas pa­lestras são dirigidas para crianças, jovens, adultos, colaboradores e professores de instituições de ensino. Outra palestra importante é sobre a prevenção do câncer bucal. Posteriormente à palestra, realizamos uma consulta preventiva para todos os interessados.

Odonto Magazine - Como são financiados os gastos com mate­rial e equipamentos necessários para um excelente atendimen­to odontológico?
Dr. Cássio de Melo - Os principais gastos são absorvidos pela Ford Caminhões, a patrocinadora do programa, mas alguns itens es­senciais têm a participação importante de algumas empresas. A Gnatus, que nos apoia desde o início do projeto, doou todo equi­pamento odontológico. Posso garantir que temos à disposição o que há de melhor nesse sentido. A Reach Johnson e Listerine doam os principais itens que compõem o kit de higiene bucal, ofe­recido para cada pessoa que passa em consulta. Eles cedem a es­cova dental ECO, o fio dental Essencial e o enxaguatório Listerine. A pasta de dente é oferecida pela Ice Fresh e a necessaire é doada pela Locomotiva (empresa que fabrica lonas para cobertura de caminhões e outros itens que compõem nosso dia-a-dia). Infeliz­mente nenhuma empresa de Odontologia fabricante de produtos de uso diário no consultório participa deste projeto.

Odonto Magazine - Como as pessoas atendidas pelo projeto po­dem garantir a manutenção do tratamento realizado durante a visita do veículo?
Dr. Cássio de Melo - Mantendo sempre a boa higiene bucal e prin­cipalmente adotando o hábito saudável de visitar o dentista a cada seis meses, uma vez que a grande maioria das pessoas que nos visitaram até o momento, só procura este profissional em caso de dor, e na sua maior porcentagem é para extrair o dente (66%).

Odonto Magazine - Como deve agir o profissional de saúde bucal para obter mais informações sobre o projeto que leva a saúde bucal pelas estradas brasileiras?
Dr. Cássio de Melo - As informações podem ser obtidas pelo site www.sorrindocomaford.com.br ou pelo telefone (11) 8555-7855.

 
Dr. Cássio de Melo

Cirurgião-Dentista formado pela Faculdade de Odontologia de Santos. Idealizador do "Projeto Sorrindo com a Ford".

Notícias Relacionadas